| hmin
O Departamento de Justiça norte-americano começou uma investigação oficial sobre o vazamento da identidade de uma agente da Agência Central de Inteligência (CIA). A informação foi divulgada nesta terça, dia 30, pelo porta-voz Scott McClellan do presidente George W. Bush. Há suspeitas de que a divulgação da informação tenha sido uma retaliação a críticas feitas à política de George W. Bush em relação ao Iraque. Tornar público o nome de um agente é crime federal nos EUA, por colocar em risco a vida do espião. A revelação da identidade de agentes da CIA pode levar a até 10 anos de prisão, pela lei norte-americana.
O marido da agente Valeria Plame, o ex-embaixador do Níger Joseph Wilson que deu declarações acusando a Casa Branca de exagerar nas alegações contra o Iraque, culpou o principal assessor de Bush, Karl Rove, por ser o responsável pelo vazamento da informação. A Casa Branca deu ordens a seus funcionários para que preservem todo material, entre e-mails e gravações telefônicas, que possa ser relevante na investigação, disse o porta-voz de Bush.
– O presidente ordenou à Casa Branca que coopere totalmente com essa investigação – contou o porta-voz Scott McClellan.
A Casa Branca foi notificada por e-mail de que a apuração preliminar das denúncias iniciada segunda, dia 29, pelo Departamento de Justiça tinha sido transformada numa investigação ampla.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.